54º assassinato do ano

Mototaxista é assassinado na véspera de Natal em Santa Maria

da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Conforme moradores, mototaxista colidiu neste muro

ATUALIZADA às 19h38min do dia 26 de dezembro

Um mototaxista de 43 anos foi assassinado na véspera de Natal em Santa Maria. Conforme a Brigada Militar, eram cerca de 22h20min desta segunda-feira quando populares viram que Claudiomiro Pinto de Bitencourt bateu contra um muro na Rua Miguel Meireles, esquina com a Rua Violeta, na Vila Arco-Íris, no Bairro Noal.

Uma semana após briga generalizada, segurança na Saturnino de Brito ainda preocupa

Pensando se tratar de um acidente, as testemunhas chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou ao local e constatou que a vítima tinha um ferimento de faca no abdômen e já estava sem vida. A Brigada Militar também foi acionada.

A investigação está sob responsabilidade da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), capitaneada pela delegada Alessandra Padula. Segundo ela, o acidente com o veículo aconteceu depois dele ter sido ferido. O mototaxista estaria trabalhando quando foi ferido.

- Estamos trabalhando com a hipótese de latrocínio (roubo com morte), mas não descartamos nenhuma hipótese. Em princípio, ele estava entregando uma encomenda - informou.

Inúmeros leitores do Diário lamentaram a morte do mototaxista, uma pessoa muito querida entre os conhecidos:

- O Claudio, como era conhecido pela maioria, era extremamente trabalhador, de domingo a domingo. Tinha uma pequena igreja também onde era pastor evangélico, sempre disposto a ajudar os vizinhos, uma pessoa calma, tranquila, amoroso e bom pai. Todos que os conheciam gostavam dele. Era sempre prestativo, uma boa pessoa que teve a vida ceifada de forma covarde, buscando o sustento de sua família em plena véspera de Natal. Lamentável pessoas de bem sendo exterminadas por marginais. Não acredito que vi ele ontem de manhã, em frente a sua tele-moto. Quem o conhecia sabia de sua tranquilidade e bondade de coração. Fiquei muito triste - comentou a vizinha Érica Forgerini.

Homem é preso após tentativa de homicídio em Santiago

Conforme a vizinha, Claudio era pastor em uma pequena igreja na BR-287, na Cohab Santa Marta, no Bairro Juscelino Kubitschek, onde morava com a família. Claudiomiro era o mais novo de oito irmãos que saíram ainda crianças do interior de Caçapava do Sul para vir a Santa Maria. O irmão dele, Itamar Bitencourt, lembra que os dois eram muito apegados e estavam sempre juntos.

- Trabalhamos juntos muito tempo e, depois, eu abri meu próprio ponto (de mototáxi). Sempre andávamos juntos e, naquele dia, ele me ligou convidando para comer um peixe, porque ele gostava muito de pescar. Almoçamos juntos e tínhamos deixado combinado de irmos pescar dias mais tarde. À noite, o filho mais velho dele veio em casa pedir socorro e eu já saí em busca. Quando cheguei no local, encontrei ele já sem vida, rodeado de policiais. Era uma pessoa muito apegada aos filhos, e a paixão dele era o trabalho como mototaxista - relatou o irmão.

Claudiomiro era casado e pai de Rafael, 20 anos, Ruth, 9, Moisés, 7, e Antônio Caleb, 2. A família ainda busca respostas para o ocorrido:

- Ele havia saído da casa da minha mãe para deixar a moto em casa. Ia voltar com o carro para buscar a esposa. Como estava demorando, a esposa ligou para ele perguntando onde ele estava. Foi então que ele disse que estava fazendo a última corrida e já ia. Depois disso, não conseguimos mais contato... - relembrou Itamar.

Bitencourt foi sepultado às 17h de terça-feira, no Cemitério Ecumênico Municipal. A morte do mototaxista é o 54º assassinato do ano e o segundo do feriadão de Natal em Santa Maria. Na madrugada de domingo, um homem de 48 anos foi assassinado.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente decide não conceder o indulto de Natal aos presos Anterior

Presidente decide não conceder o indulto de Natal aos presos

Uma semana após briga generalizada, segurança na Saturnino de Brito ainda preocupa Próximo

Uma semana após briga generalizada, segurança na Saturnino de Brito ainda preocupa

Polícia/Segurança